Antes de mais nada você deve saber que o passaporte italiano foi eleito como um dos mais poderosos do mundo, pois ele te dá a liberdade de entrar em mais de 180 países sem a necessidade de visto.
Mais uma coisa que precisamos conversar é sobre as vantagens que este passaporte pode oferecer a você que busca melhores condições de vida. Então separamos os principais. Acompanhe:
Viajar sem visto
Uma das principais vantagens de se obter a cidadania italiana é poder viajar sem visto para locais como Estados Unidos, Canadá ou, mesmo, países pertencentes à União Europeia.
Este é um benefício que garante a sua liberdade de locomoção e também economiza muito nos gastos com a viagem. Em países como os Estados Unidos, a exigência é muito grande com estrangeiros.
E com a dupla cidadania italiana em mãos você poderá ficar no país por até 9 dias sem a solicitar visto, se preocupando apenas com sua passagem de ida e volta.
Viver como cidadão italiano
Você também poderá viver como um cidadão italiano. Existem inúmeros benefícios com a sua nova identidade. Ela te dará a liberdade de frequentar lugares, estudar, trabalhar com todas as garantias inclusas, morar em qualquer país da união Europeia e muito mais.
Você terá todos os direitos e responsabilidades que qualquer outro cidadão italiano. Isto irá incluir os serviços públicos, o sistema de acesso à saúde e educação.
Outro fator é a possibilidade de participar plenamente da vida social e cultural da Itália, entrar em contato com a história, gastronomia, conhecendo cada detalhe de sua nova jornada.
Trabalhar
Outra grande vantagem da cidadania italiana é a possibilidade de trabalhar na Europa, sem a necessidade de se preocupar com problemas de carga horária das atividades e outras restrições.
Você ficará livre para escolher a atividade que deseja exercer, além de oferecer a garantia do emprego. Ou seja, tudo ocorrerá conforme a legislação.
Existem vagas brasileiras e europeias e você poderá se candidatar a qualquer uma delas, agregando conhecimento e experiência ao currículo. Outro detalhe, é que se se você for trabalhar em alguma multinacional, saiba que essas empresas valorizam os funcionários que possuem dupla cidadania.
Estudar
Estudar na Europa também é um dos benefícios de ser um cidadão italiano. Muitas universidades na Europa cobram valores diferentes para estudantes estrangeiros e, muitas vezes, um valor bem acima do esperado.
Por isso, se você tiver a dupla cidadania italiana, poderá estudar normalmente e, conseguir, inclusive, investir até 3 vezes menos, por meio de bolsas de estudos para cidadãos europeus.
Você terá acesso a inúmeras oportunidades educacionais, como programas e cursos oferecidos pelas instituições italianas, além de participar do processo seletivo como um cidadão comum.
Residir na Europa
E se você pensa, um dia, em se mudar do Brasil para algum país da Europa, essa pode ser sua oportunidade, pois ao obter a cidadania italiana seus caminhos para a moradia na Itália estão liberados.
Você também pode morar em qualquer outro país que seja parte da União Europeia ou, se preferir, qualquer país que esteja no acordo de Schengen.
Deste modo, você pode ter sua liberdade de morar onde desejar, se encontrar oportunidades melhores e sem a necessidade de um visto que autorize a sua estadia. Em outras palavras, você irá viver como um cidadão europeu.
Transmissão aos descendentes
Uma das vantagens que poucos falam é sobre a transmissão da dupla cidadania italiana aos seus descendentes. Eles não precisam passar por todo o processo novamente.
Então, uma vez que você for cidadão italiano e tiver seu documento em mãos, essa cidadania se transmite aos herdeiros de forma automática. E, posteriormente, seus netos, bisnetos, etc. poderão ser italianos também.
Como obter a cidadania italiana?
imagem livre de direitos autorais.
Aqui no blog já comentamos várias vezes como conseguir sua cidadania italiana, as diferenças entre os processos judiciais, via consulado ou através do casamento.
Vamos disponibilizar um artigo AQUI para você ter mais detalhes de como funciona todo esse processo. E caso ainda restem dúvidas, entre em contato com a nossa equipe, pois podemos te ajudar.
Então, de modo geral, você deverá juntar todos os documentos necessários, como certidões, registros, até fotografias, além de pagar uma taxa o consulado.
Você deve saber, também, quem são as pessoas, com o direito ao passaporte italiano. Então, antes de juntar seus documentos, certifique-se de que você se encaixa nas características.
Conclusão
Então como você já sabe, o passaporte italiano é um dos documentos mais importantes do mundo e quem o detém, terá acesso a mais de 180 países sem a necessidade de conseguir um visto.
Sendo assim, você terá direito a trabalhar, estudar e até residir em qualquer um dos países que faça parte da união europeia, ou, dos países que fazem parte do acordo de Schengen.
Portanto, não temos dúvidas, de que se você busca uma melhor qualidade de vida, o passaporte italiano pode te ajudar nesta missão.
São muitos os benefícios e as vantagens de se obter a dupla cidadania. Não apenas para você, mas para seus descendentes também.
Para conseguir a sua documentação é necessário saber se você preenche os requisitos que te dá direito a obter dupla cidadania italiana. Se a resposta for positiva, você pode contratar uma equipe especializada no assunto como a nossa, e tirar as suas dúvidas para dar início ao processo.
Será necessário juntar documentos que comprovem o seu grau de parentesco, traduzir e apostilar. Tudo isso será enviado a um tribunal italiano ou ao consulado se você escolher o seu processo por esta via.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado!