Como conseguir documentação para a cidadania italiana

A documentação para a cidadania italiana é talvez uma das partes mais difíceis de todo o processo. Mas para te ajudar e auxiliar nesta nova etapa, montamos este pequeno guia para que você não se sinta perdido durante a espera.

Você deve saber que existem autoridades responsáveis que avaliam rigorosamente cada etapa da busca pela cidadania italiana e assim que você descobre sua ascendência poderá se aprofundar ainda mais na história de sua família.

Então se você está curioso ou buscando informações sobre como ter dupla cidadania, venha aprender um pouco mais sobre este assunto, tirar dúvidas e conferir a lista de documentos necessários.

Como conseguir toda a documentação para a cidadania italiana?

Como conseguir e organizar a documentação Imagem livre de Direitos Autorais. Fonte: Pexels.com

Em qualquer processo de cidadania ao redor do mundo é necessário juntar muitos documentos para a comprovação do grau de parentesco. 

Então podemos dizer que esta documentação para a cidadania italiana é a parte mais importante do processo.

Sem eles você não consegue comprovar suas origens e o seu vínculo com a família. Outra coisa muito importante que precisa ser mencionada é a obrigatoriedade de contratar um tradutor juramentado para o seu processo.

O papel desempenhado por este profissional corresponde a tradução de documentos da língua portuguesa para a língua estrangeira, no caso o italiano, para que o processo possa ser enviado ao tribunal exterior.

A demanda é alta e os consulados recebem mais pedidos do que podem processar e por isso é tão rígido. É também necessário apostilar todas as certidões levantadas e fazer retificações.

No próximo tópico você verá os documentos base para dar início ao processo de cidadania italiana, tanto pela via paterna, quanto pela via materna. 

Qual a documentação para a cidadania italiana?

Para dar início ao seu processo de dupla cidadania você irá precisar de alguns documentos. 

A via mais comum é através de descendência paterna, mas também é possível fazer pela via materna, mas você precisará de dois documentos a mais.

Agora que você já compreendeu a necessidade e a importância de levantar a documentação, veja agora a lista necessária levando em consideração a via de pedido. 

  1. Certidão de nascimento do Italiano;
  2. Certidão de casamento do italiano até o requerente;
  3. Certidão de óbito do italiano até o requerente, se houver;
  4. Certidão negativa de nacionalidade.

Via materna:

  1. Certidão de nascimento (documento original);
  2. Certidão negativa de naturalização;
  3. Certidão de casamento;
  4. Certidão de óbito, se houver, original e inteiro teor;
  5. Procuração judicial;
  6. Protocolo de inscrição.

De um modo geral, estes são os documentos necessários para dar início ao seu processo. Você não deve se esquecer de que, em qualquer uma das vias, é obrigatório apostilar a pasta de documentos, fazer a retificação se for necessário, além da tradução por um tradutor juramentado.

Não sei por onde começar para juntar a documentação para a cidadania italiana, como faço?

Por onde começar ? Imagem livre de Direitos Autorais. Fonte:pexels.com

Se você ainda não sabe por onde começar, seria interessante saber se pelo menos você tem direito a cidadania italiana. Com relação a isso, a regra é muito clara: se você tiver ascendente italiano, terá direito à cidadania.

Entre os serviços que oferecemos para que você descubra ainda mais a suas origens oferecemos:

  • Viagem de raiz – que consiste em uma viagem até a Itália, para que você descubra mais informações sobre seus antepassados e adquira uma nova experiência relacionada à vida de sua família italiana;
  • Banco de dados com os nomes italianos, caso você esteja procurando o seu;
  • Pesquisa e busca de documentos necessários para a sua dupla cidadania.

A busca para conhecer mais sobre sua família, fica mais fácil com a ajuda de um profissional especializado na área. Existem também outras formas de conseguir a dupla cidadania, como é o caso do casamento ou residência na Itália.

Você pode iniciar o seu processo de 3 maneiras: através do consulado, por via judicial ou administrativa que poderá ser feita no Brasil e na Itália.

E como já informado anteriormente, o consulado sempre recebe mais pedidos do que é capaz de processar, por esta razão, você está pensando em pedir a sua cidadania italiana, faça o quanto antes.

Como faço para tirar a minha cidadania italiana?

Como estamos falando de juntar documentos para o seu processo de cidadania italiana, esta pode ser considerada a primeira etapa. Mas você precisa fazer uma coisa antes: pesquisar sobre o assunto e procurar um advogado para tirar todas as suas dúvidas.

Desta forma você terá os meios necessários para dar início ao seu processo. Busque e se dedique a conhecer sua família de origem o máximo possível: o sobrenome, os costumes, a região que moravam, como era a vida etc.

Desta forma, você criará uma real conexão com o seu ascendente italiano. O que não falta são opções no mercado para que você descubra tudo sobre a sua família. Então você pode aproveitar os nossos serviços para entrar ainda mais neste mundo. 

Utilizando esta descoberta e experiência como ponto de partida, ficará muito mais fácil dar o próximo passo que será a juntada de documentos e a busca de um profissional qualificado para te ajudar durante o processo de dupla cidadania.

Desde já, encorajamos que você busque por uma equipe competente que irá garantir o sucesso do seu pedido, pois com profissionais qualificados você poderá ter a tranquilidade necessária para esperar até que sua cidadania esteja em mãos.

Conclusão

A jornada para a dupla cidadania é algo demorado e a espera longa, pois o consulado tem milhares de pedidos para processar, logo, a demanda é alta. Mas como você pode perceber, juntar a lista de documentos é um dos primeiros passos a ser dado.

Você também poderá aproveitar o tempo para aprofundar no histórico familiar descobrindo várias coisas como região, sobrenome e vida local. Caso queira adentrar ainda mais nessa experiência, basta clicar aqui.

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado de alguma maneira. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos que também estão em busca de uma nova cidadania. Veja mais informações no nosso site.

Você gostou do post? Compartilhe!
Você está pronto para obter sua cidadania italiana?

Obtenha nossa ajuda especializada!

Procurando seus antepassados italianos?

Nós faremos a pesquisa para você!

Temos profissionais que podem resolver os quebra-cabeças da sua árvore genealógica para descobrir mais sobre quem você é e de onde veio.